Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de março de 2014

PORTO ACRE - Presos supostos integrantes da "Gangue do tambor"


     A guarnição da Polícia Militar do Primeiro Pelotão  Destacado em Porto Acre, prendeu dois supostos  integrantes da “Gangue do Tambor” , quando os mesmos preparavam-se para agir  nas vilas do INCRA e V.
        Com a dupla Audenor Ferreira da Conceição e o Efson Rodrigues da Costa, em um veículo Celta Prata, foram encontrados matérias tais como: alicates, chaves de fenda, canivete multe-uso, lanternas e outros objetos usados na prática de furto, além de cordas e saco de fibras para transporte dos objetos furtados.

        Os dois indivíduos, tem uma ficha criminal extensas, com passagens por roubo, furto, porte de arma e outros delitos, inclusive  com característica similar aos praticado pela “Gangue do tambor”, que usa técnicas de arrombamento para praticar os delitos.  


          Relato da guarnição que fez a prisão dos indivíduos, dão conta de que havia uma outra pessoa não identificada em uma moto dando apoio aos supostos integrantes da Gangue do tambor. “O outro se evadiu na hora da abordagem”. Comentou o Sargento Carioca comandante da guarnição.

       A Polícia Militar entregou os envolvidos na Delegacia da Vila do V em  Porto Acre, onde serão ouvidos pelo delegado.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Acre – Caos no abastecimento

Devido às cheias do Rio Madeira em Rondônia, e a interdição da BR/364 (única via de acesso do Acre ao restante do País), o Acre, encontra-se literalmente isolado, ocasionando uma crise sem precedentes no que se refere ao abastecimento de combustíveis no Estado.


            Podemos observar nos postos de Rio Branco, filas quilométricas e o descontentamento geral da população.
            Duas balsas chegaram quarta feira dia 26 no porto fluvial de Porto Acre (distante 60 km da capital), trazendo seiscentos mil litros de combustíveis, ocasionando uma corrida da população aos postos. Podia ser observado durante a manhã de ontem, quinta feira 27 de março, fila de centenas de veículos em todos os postos de Rio Branco.


            Muitos motoristas, tiveram que dormir na fila para garantir o abastecimento de seus veículos. Na tarde desta quinta, a maioria dos postos não tinham mais gasolina.
    
            Situação semelhante vivem os moradores do interior do estado.

Na vila do INCRA em Porto Acre, logo após a chegada da balsa, centenas de motoristas aglomeravam-se no único posto  de combustível na espera do abastecimento. A Polícia Militar estava presente, com a finalidade de evitar roubo no local, devido ao fluxo de dinheiro.
Na manhã de hoje 28 de março, chegou mais uma balsa trazendo três milhões de litros de combustíveis, em Porto Acre, e segundo o Coronel Gudin do corpo dos bombeiros a situação do abastecimento será normalizado. 

quarta-feira, 26 de março de 2014

Em Rio Branco - Maus tratos aos animais

Um morador da rua Osvaldo Miranda no bairro Laélia Alcantara, em Rio Branco, desferiu uma terçadada em um  cachorro, somente pelo fato do animal ter adentrado em seu quintal.
O fato revoltou os moradores do bairro, inclusive, muitos moradores choravam ao presenciar o fato.
A Polícia Militar foi acionada, e prendeu em flagrante o agressor que responderá pelo crime de maus tratos a animais.

domingo, 23 de março de 2014

ASSASSINATO EM PORTO ACRE - Polícia Militar prende assassino portando arma em via pública

Ontem  22 de março, aconteceu mais um assassinato no município de  Porto Acre. O cidadão conhecido como Abrão Matias da Silva, o Lourinho, e um comparsa, conhecido como Douglas Vida Louca, assassinaram o comerciante Evangelista Maia do Carmo e lhes roubaram um revolver. Depois de um desentendimento ocorrido entre o Abraão e o comerciante por causa de uma dívida, o cidadão conhecido como Lourinho, efetuou um disparo de espingarda calibre 20 no peito do comerciante. Que devido ao tiro morreu no local.



Após o disparo, segundo relato de populares, o Lourinho e o Douglas Vida Louca roubaram o revolver que o comerciante portava, mas não conseguiu sacar e saíram em fuga.

A Polícia Militar de Porto Acre foi acionada e fez buscas no local e não conseguiu de imediato prender os acusados do crime.

Na manhã de domingo dia 23,  A guarnição da Polícia Militar do Primeiro Pelotão Destacado em Porto Acre, comandada pelo Sargento André Péres, foram acionados pelo CIOSP e conseguiram prender o cidadão Abrão Matias da Silva (Lourinho) que portava em via pública a arma do crime. O Lourinho confessou o  crime e foi encaminhado para delegacia da 5ª Regional,  e será encaminhado ao presídio onde ficará à disposição da justiça.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Troca de tiros entre Polícia Militar e bandidos na Vila do INCRA em Porto Acre


     Por volta das 11:30 hs do dia de hoje, 17 de março, a guarnição da Polícia Militar do Primeiro  Pelotão Destacado em Porto Acre, foi informada por populares, que haviam dois cidadãos, em uma moto  YAMAHA FAZER Vermelha de placa NAC 0038, próximo ao Banco Caixa Econômica da Vila do INCRA, em atitude suspeita.
        De imediato a guarnição se deslocou para averiguar a situação. Quando aproximaram-se dos suspeitos, os mesmo, subiram na moto e se evadiram, tomando destino da estrada de Porto Acre, (Rodovia AC-10). A guarnição acompanhou os meliantes, e aproximadamente no km 26, os mesmos saltaram da moto, e efetuaram vários disparos contra a guarnição, que revidou, ocasionando uma rápida troca de tiros.  

    Os dois criminosos, se embrenharam na mata.  Foi solicitado apoio de outras guarnições e do Helicóptero Harpia 01, que efetuaram buscas na área. 


     Parte da guarnição deslocou-se até a Delegacia de Porto Acre e entregou a moto envolvida na ocorrência, que inclusive, tem registro de roubo.
                                                                        







        A moto abandonada, pertence ao senhor JYMES PEREIRA DE CARVALHO 21 anos, e foi roubada com uso de arma de fogo por dois indivíduos no dia 16 de fevereiro deste ano, quando o mesmo trafegava na estrada do Mutum. 
      
      As buscas continuaram sendo feitas pelo restante da guarnição e reforço do BOPE. Sendo que, as 20:00 hs. As guarnições lograram êxito encontrando um dos envolvidos, identificado como: Claudivan Pereira Ferreira (22 anos). 
O mesmo, estava escondido no quintal de uma propriedade no km 22 da Estrada de Porto Acre. 

com  eleo foi encontrado um revolver calibre 38 com uma munição deflagrada e 4 munições intactas. 
    
       Policiais Militares continuaram às buscas, mas não conseguiram encontrar o outro indivíduo envolvido na ocorrência. 










    O Claudivan foi entregue na Delegacia da  Quinta Regional, onde responderá por seus crimes.


sábado, 15 de março de 2014

Rio Branco - Mais uma confusão na DEFLA entre Policiais Civis e Policiais Militares


Uma apreensão de drogas feita pelos Policiais Militares do Tático 3, no Bairro Aeroporto Velho, trouxe mais problemas que solução para a sociedade.


Os Policiais Militares que apreenderam aproximadamente três quilos de drogas, foram surpreendidos por Policiais Civis na delegacia de Flagrante (DEFLA), com o convite de se retirarem do local e que ficasse somente o comandante da guarnição. Ao chegar na delegacia para entregar o traficante e os entorpecentes, o delegado exigiu que os Policiais Militares colocassem a quantidade de 0,00g (zero grama) apreendida, sendo que é possível colocar uma quantidade aproximada, ao se efetuar a prisão.
O fato mais inusitado, foi,  a proibição por parte dos Policiais Civis da permanência dos Policiais Militares no interior da Delegacia.  Exatamente isso, ao se negarem colocar a quantidade de 0,00g (zero grama) de apreensão exigida pelo delegado, os policiais foram surpreendidos com o “convite”  de se retirarem da delegacia e esperar do lado de fora.




Fotos, das redes sociais, dão conta da permanência de uma viatura da Polícia Civil, no portão de entrada da DEFLA, impedindo acessos de viaturas da Polícia Militar.
Fatos tais estes, vem trazendo consigo um clima de insatisfação de Policiais Militares junto à Policia Civil:  “Particularmente, eu fiquei chateado, no momento em que o agente disse que teria que alterar o BO, mas, que não disponibilizaria um computador de lá, quebrando assim a cordialidade estabelecida até aquele momento, tendo em vista que era nosso segundo flagrante”. Desabafou um Policial Militar na rede social.


Fonte: Redes sociais

sexta-feira, 14 de março de 2014

Paca: a tentação da carne

Apesar de proibida, a caça à paca para consumo da carne nunca deixou de existir

Apesar de proibida, a caça à paca para consumo da carne nunca deixou de existir, em todo o território nacional. Agora, a criação em cativeiro é a aposta para diminuir a pressão sobre as populações nativas.
Quem comeu, garante: é a melhor, entre os animais silvestres. Quem não experimentou, sabe da fama. Os caçadores sonham com ela. Aí é que mora o perigo, para as populações nativas e para o equilíbrio do meio ambiente. Apesar de ilegal, a caça à paca (Agouti paca) é uma das mais praticadas em todo o Brasil, seja como fonte de proteína para os povos da floresta, ou lazer dos caçadores urbanos. Para todos, o maior atrativo da paca é a carne saborosa, comparável à do leitão, segundo uns, e incomparável, segundo outros.  
Além do sabor agradável, a carne de paca apresenta excelentes características nutricionais: tem baixo teor de gordura – 124 calorias em 100 g – é rica em proteína, cálcio e fósforo.

Segundo a União para a Conservação Mundial (IUCN, na sigla em inglês) a espécie encontra-se em processo de extinção local devido à fragmentação de seu hábitat e à pressão da caça predatória. Os dados dos órgãos de fiscalização ambiental, federal e estaduais, mostram que a paca representa de 70% a 80% das apreensões de animais mortos pela caça clandestina.  
E onde a população de paca acaba ou diminui, desequilibra-se a cadeia alimentar. Vários felinos e outros carnívoros dependem da paca, entre outras presas, para viver. O veterinário Rodrigo Souza Heitor, que trabalha com a espécie numa fazenda de criação conservacionista em Goiás, lembra que, nas regiões onde falta caça, cresceu, nos últimos anos, o número de relatos de ataques promovidos por onças, lobos, cachorros-do-mato e outros predadores a criações de animais domésticos. No interior de São Paulo, alguns ataques chegaram a ser atribuídos a um fictício “chupacabra" até se descobrirem os ‘vilões’.  
A paca faz falta também para a flora. Como dispersora de sementes, de frutos dos quais se alimenta, a espécie é importante para a regeneração das florestas tropicais, que constituem seu hábitat. A paca é o segundo maior roedor da nossa fauna silvestre, depois da capivara. O nome da espécie, paca, vem do verbo tupi paka, que quer dizer acordar. Esta é uma das características da paca: ela passa a noite em busca de comida e de dia fica na toca.
É animal herbívoro, alimentase de frutos, folhas, tubérculos e raízes. Para alguns agricultores, ela é uma das pragas da lavoura. Fama injusta, segundo o veterinário Rodrigo Heitor, para quem a paca só procura as plantações quando diminui a oferta de alimentos na natureza. “Devemos salientar que a paca tem hábito solitário e que os ataques às lavouras, quando acontecem, causam pequenos estragos, ao contrário dos ataques de capivaras e queixadas, que andam em grupo”. Outro defensor da paca é o pesquisador Mauro Galetti, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro, SP. “Ela não é vilã, invade as plantações porque tiram o alimento dela na mata, e a quantidade que ela devora é baixa”.

A pesquisadora da Faculdade de Castelo, no Espírito Santo, Cristiana Stradiotti, bióloga especializada em animais silvestres, reforça: “elas preferem ambientes tranqüilos, com vegetação abundante; evitam ambientes com odores estranhos, principalmente humanos e, dessa forma, não são ameaça para os agricultores ou qualquer pessoa que possa habitar essas regiões”.  
Talvez por tais características, não é fácil encontrar a paca. Sua toca tem várias saídas muito bem camufladas por folhas. Embora terrestre, ela está sempre perto de rios, córregos e igarapés, onde se refugia dos predadores, valendo-se de sua extraordinária habilidade na natação. Habita florestas tropicais desde o Centro-Oeste mexicano e a América Central, até o Sul do Paraguai.  
Para fazer frente à pressão de caça, no Brasil, a esperança é a criação em cativeiro, com fins conservacionistas ou comerciais. Um dos problemas é conseguir, em ambientes restritos, a reprodução de um animal arisco e de hábitos solitários. “Com cuidados com a alimentação e a saúde, só possíveis em cativeiro, dá para prolongar a vida reprodutiva e a taxa de prenhez e natalidade”, ensina o veterinário Rodrigo Heitor.  

A bióloga Cristiana Stradiotti pesquisou a reprodução da espécie e constatou que, em seu hábitat, a paca tem, em média, duas crias por ano, sendo um filhote por parto. Em cativeiro, é só uma cria, com risco de reabsorção embrionária em 10% dos casos e de aborto em 30%.  
Para sua tese de mestrado, em 2005, a pesquisadora desenvolveu um aparelho de eletroestimulação e um protocolo de coleta de sêmen, ambos específicos para pacas. Agora Cristiana estuda o ciclo reprodutivo da fêmea para desenvolver uma técnica de inseminação artificial.  
Para a pesquisadora, a criação comercial é a única alternativa para a caça e o comércio ilegal de espécies silvestres, como a paca. Como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) exige dos criadores comerciais a contrapartida de reprodução de lotes para devolução à natureza, Cristiana vê boas perspectivas também para a população nativa: “vislumbra-se, na criação em cativeiro, o caminho para abastecer o mercado consumidor e proteger as espécies de vida livre”.   
O Ibama tem registrados 18 criadouros conservacionistas, que trabalham com pacas, 7 deles em São Paulo e 6 no Distrito Federal. Criadouros comerciais são 51, a maioria em São Paulo (12), seguindo-se Espírito Santo (9), Goiás (8), Paraná (6) e Santa Catarina (6).  
Com o crescente interesse dos consumidores por carnes exóticas e as novas técnicas de reprodução, criar paca em cativeiro pode vir a ser o investimento dos sonhos de muita gente. Afinal, para os especialistas em interpretação, sonhar com paca é sinal de lucros nos negócios e boas perspectivas de vida. E nós — você, leitor, e eu — ainda poderemos realizar o sonho de provar essa carne incomparável sem depender da caça, que ameaça acabar com a saborosa tentação.

Paca vira cobra ou cobra vira paca?
O maior predador da paca é o homem. Em seguida, vem o cachorro- do-mato. Quando estes dois predadores se unem, a presa não tem saída. O cachorro mantém a paca acuada na toca, e o caçador só tem o trabalho de matar o animal, com espingarda ou terçado. No Alto Juruá, Acre, entre os índios Kaxinawá e Katukina, caça é coisa para homem, mas mulheres e crianças maiores podem caçar, com o terçado, paca e tatu acuados na toca.  
Para os povos da floresta, a melhor época de caça é a das chuvas — chamada de ‘inverno’ por eles — de novembro a abril. É época de mais frutos, fica mais fácil encontrar os animais, além do que o solo úmido abafa o ruído dos passos do caçador e facilita a identificação dos rastros. Na seca — o ‘verão’ — a caça se expõe menos e o barulho das folhas secas denuncia a aproximação do caçador. Os Katukina consideram a paca o único animal mais difícil de caçar na época das chuvas. Quando acuada, ela se joga nos igarapés cheios e é impossível perseguí-la.  
Para os índios a paca é embiara, isto é, caça pequena, como a cutiara, o tatu, macacos, jabutis, nambus e outros bichos grandes de pena. Já a pacarana (paca-derabo) não é caça, nem embiara, é animal ‘imundo’, que não se come. Os seringueiros do Acre, certamente por influência dos costumes indígenas, também não comem a pacarana, mas matam a invasora dos seus roçados e dão a carne para os cachorros. Dos Ashaninka a pacarana está livre, por conta da crença dos índios de que ela é peyari, ‘espírito de morto’.  
Apesar de apetitosa, a carne de paca tem restrições de ordem cultural entre os índios do Acre. Kaxinawá que tem criança com menos de 3 meses só pode comer carne de paca fêmea. Entre os Katukina, crianças e adultos gravemente doentes, mais os parentes diretos (pais, filhos e irmãos) não podem comer paca. A mesma interdição se aplica à mãe e ao pai até duas semanas após o parto, senão dá ‘enrijecimento’ da barriga, diarréia e vômitos.  
Mulher de resguardo e doentes também não podem comer paca entre os Ashaninka. Estes índios usam como amuleto uma pequena pedra que o animal tem dentro de um osso localizado perto do ouvido. A pedrinha é colocada na cuia de caiçuma — uma bebida alcoólica consumida em festas — e todos bebem. Quem a engolir terá sorte para tudo.  
Outras crenças dos povos da floresta cercam a paca. Diz-se que ela mora com cobras venenosas na toca, como a pico-de-jaca (surucucu), a jararaca, a coral e a surucucu-de-barranco. Os Kaxinawás mais velhos dizem que a paca vira cobra, enquanto para os seringueiros é a cobra que vira paca. Mas ninguém cria paca, para não chamar cobra para dentro de casa.  
  



Fonte: Enciclopédia da Floresta
Read more at http://companhia-ambiental-ac.blogspot.com/2011/05/paca-tentacao-da-carne-apesar-de.html#Cu6u3rggm7vAiZ1v.99

quinta-feira, 13 de março de 2014

Porto Acre - Primeiras Famílias são retiradas de casa por causa da cheia do Rio Acre

Com o nível do Rio Acre em 16,64m famílias começam a ficar desabrigadas em Porto Acre. A Comissão Municipal de defensa Civil já contabilizou 08 famílias que precisam deixar suas casas. A Escola Municipal Venceslau Salinas teve as aulas suspensas para que o espaço seja utilizado para abrigar as Famílias. Na tarde de segunda-feira, 10, a Prefeitura realizou a remoção da primeira família desalojada, na manhã de terça-feira, 11, mais uma família deixou sua residência. Além dos moradores da sede, ribeirinhos também estão tendo que sair de casa por causa das águas do Rio Acre que avança para as residências. Segundo o Prefeito Carlinhos Portela a Prefeitura está prestando a assistência necessária às famílias atingidas. “A comissão de Defesa Civil e a Secretarias estão envolvidas apoiando nessa operação de socorro as famílias atingidas pela cheia do Rio Acre, estamos dando toda assistência necessária, fazendo a retirada das pessoas levando para o abrigo da Prefeitura, estamos garantindo alimentação. Agora é torcer para que a situação melhore para que as pessoas possam voltar para suas casas”. Diz. A família de Erenice Nascimento composta por nove pessoas, entre eles seis crianças e uma idosa de 97 anos, está alojada no abrigo improvisado pela Prefeitura. “A Prefeitura trouxe a gente pra cá ainda ontem a tarde, não dá pra ficar esperando a água subir mais com crianças e uma pessoa idosa em casa”. Relata Erenice.

Fonte: http://www.portoacre.ac.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&layout=edit&id=338

quarta-feira, 12 de março de 2014

Tiroteio e Morte no Box da PM do Bairro Tancredo Neves em Rio Branco

Segundo informações, alguns bandidos não identificados, tentaram invadir  o Box da Polícia Militar localizado no bairro Tancredo Neves em Rio Branco, com a finalidade de roubar armas dos policiais em serviço. Chegaram atirando e feriram o Sargento Rachide na perna direita.

Policiais Militares reagiram a invasão e um dos bandidos foi atingido e morreu no local.
Várias guarnições da Polícia Militar foram deslocadas ao local.

Outras informações, dão conta de que. Na noite desta quarta-feira, 13, um homem teria ido ao Box da Policia Militar, localizado no bairro Tancredo Neves, em Rio Branco, registrar uma queixa. No momento havia apenas dois policiais, e de acordo com a PM, o homem teria se desentendido com os policiais, chengando a agredir o sargento Rachid.
unnamed (1)
Segundo relatos, houve luta corporal e o homem conseguido pegar a arma do sargento, e desferiu u tiro que atingiu a perna de Rachid. A partir dai, houve uma troca de tiros entre o homem e o outro policial que estava no box.
O homem ainda não identificado teria saído correndo levando a arma do sargento. Outras viaturas foram acionadas e saíram em perseguição ao acusado. A PM conseguiu cerca o acusado que teria entrado em um matagal e deu inicio a uma nova troca de tiros. O homem foi baleado na perna e a policia conseguiu imobilizá-lo.
unnamed
A PM acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que foi ate o local para socorrer o homem ferido, mas ao chegar no local o mesmo ja estava sem vida. De acordo com os paramédicos do Samu, o tiro atingiu a veia, o que teria ocasionado morte instantânea.
Já o sargento baleado no Box foi também foi socorrido e conduzido ao Pronto Socorro de Rio Branco.
O corpo do homem não identificado foi levado para o Instituto Médico Legal.  

Fotos: Rosenildo Melo



terça-feira, 11 de março de 2014

Guarnição da Vila do INCRA em Porto Acre prende motorista embriagado

Uma guarnição da Polícia Militar da Vila do INCRA em Porto Acre, em deslocamento no ramal linha 1 próximo ao km 06, Percebeu que  o condutor da moto HONDA BIZ VERMELHA de placa NAD 4328, dirigia fazendo "Zig-zag".  A guarnição de militares, deu voz de parada e o conduzido não obedeceu, acelerando ainda mais seu veículo tentando a fuga. Sendo que o mesmo foi alcançado pela guarnição  e abordado, e constatado que o condutor apresentava visível estado de embriagues alcoólica.  Na hora da abordagem, o condutor proferiu "palavrões",  e transtornado agrediu o comandante da guarnição com um "tapa" no braço. Sendo portanto dado voz de prisão ao condutor exaltado, que reagiu, usando a força física, sendo contido de imediato pela guarnição. O condutor afirmou para a guarnição ter ingerido bebida alcoólica, mas, se negou a fazer o "teste  do bafômetro".O motorista da moto, foi encaminhado à Delegacia de Porto Acre, juntamente com uma garrafa de caninha da roça "buxudinha" que se encontrava na posse do mesmo. 

Ativista dos direitos humanos é preso por praticar estelionato

O ativista dos direitos humanos Jocivan dos Santos, 34 anos, foi preso por praticar estelionato. Segundo informações, o acusado foi preso no momento que prestava depoimento  na Delegacia da 4ª Regional. O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Guilherme Aparecido do Nascimento.
Jocivan do Santos é acusado de ter arrecadado dinheiro de famílias, de pelo  menos quatro invasões, para pagar honorários de advogados. Ao todo, o montante arrecadado seria mais R$ 12 mil. Os advogados afirmam que nunca receberam o dinheiro.
Segundo a polícia, Jocivan dos Santos é considerado um dos principais estelionatários do Acre, conhecido por isso como o “rei da invasão”
Ele é suspeito de aplicar golpe em pelo menos 300 famílias, na zona rural de Rio Branco e nas cercanias  da histórica cidade de Porto Acre.
Na ocasião da prisão, Jocivan dos Santos não teria reagido à abordagem do delegado Jarlen Alexandre, da 4ª Regional da Polícia Civil (Tucumã), responsável pela investigação.
De acordo com a autoridade policial, durante dois meses de diligências realizadas pela 4ª Regional, os agentes da unidade policial descobriram que o suspeito atuava em várias invasões de terra, onde além de fomentar a essa modalidade de crime, se passava por membro dos Direitos Humanos.


Com o escopo de enganar pobres que buscavam a posse de pequenas áreas de terras, ele exigia valores em dinheiro, que variavam de 40 a 100 reais, com a falsa promessa de contratar advogado para assegurar a manutenção do invasor na área.

Fonte: http://www.ac24horas.com/2014/03/11/ativista-dos-direitos-humanos-e-preso-por-praticar-estelionato/

Agente Sócio Educativo é conduzido a DEFLA em Rio Branco por porte ilegal de armas

O  agente sócio-educativo F. J. G. M.,  foi conduzido a delegacia de flagrantes (DEFLA), após ameaçar populares , no bairro palheiral, usando uma pistola.  segundo informações da polícia militar, o conduzido, não tem porte de arma, embora a arma, uma pistola 638/380 de marca taurus tenha registro.
as vítimas, não quiseram representar o funcionário público, que não responderá  por ameaça, apenas por porte ilegal de arma de fogo, que é crime inafiançável.
Policiais Militares foram acionados e no local da ocorrência, foram informados que o conduzido , tentando passar por uma rua interditada com o seu veiculo um fiat palio de placa (mzs6418) foi impedido por populares, por causa das cheia do rio acre, o mesmo se desentendeu com as pessoas que ali estavam e sacou uma pistola e apontou as pessoas que se encontravam naquele lugar. no local, a guarnição de serviço pediu  que o mesmo apresentasse a documentação da arma, foi notado que o mesmo não possui porte de arma, apenas o registro da arma.
diante dos fatos o mesmo foi convidado a acompanhar a guarnição a DEFLA para providência cabíveis.



segunda-feira, 10 de março de 2014

Prefeito de Rio Branco decreta situação de emergência e amplia áreas atingidas pela alagação em Rio Branco

O decreto de número 282, assinado pelo prefeito Marcus Alexandre nesta segunda-feira 10 de março, oficializa a Situação de Emergência, e amplia áreas atingidas pela alagação em Rio Branco.
A apresentação do Decreto será feita na próxima terça-feira, 11, ao secretário nacional de Defesa Civil, o general Adriano Pereira Júnior. 
Segundo informou a Prefeitura de Rio Branco, as comunidades urbanas que estão inclusas no Decreto assinado nesta segunda-feira são as seguintes: Bairro 06 de Agosto, Santa Teresinha, Ayrton Senna, Adalberto Aragão, Aeroporto Velho, Terminal da Cadeia Velha, Baixada da Habitasa, Base, Conjunto Jardim Tropical (Rua 10 de Junho), Boa União, Glória, Cadeia Velha, Cidade Nova, Palheiral, Bahia Velha, Triângulo Novo, Taquari e Quinze.
Algumas comunidades rurais são incluídas no documento. É o caso da comunidade do Bagaço, Extrema, Colibri, Limoeiro, Boa Água, Quixadá, Panorama, Vista Alegre, Oriente, Ramal da Judia, Cajazeira, Catuaba, Extrema II, Liberdade, Belo Jardim (ribeirinho),
Também fazem parte do Decreto as comunidade ribeirinha do Benfica, Capatará, Moreno Maia (onde há produtores residentes ao longo do Rio Acre e Caipora), Riozinho, Água Preta, Barro Alto e outros produtores ribeirinhos ao longo do Riozinho do Rôla, Vai se Ver, São Raimundo e Espalha.
As águas já atingem 12 bairros da cidade. Segundo a Defesa Civil, atualmente 6.427 imóveis são afetados pela enchente.  Alguns desabrigados deverão ser encaminhados para ao Ginásio Álvaro Dantas, na região do bairro Aeroporto Velho em Rio Branco.

Nesta Segunda-feira 10 de março, dezenas de pessoas e repórteres se juntaram no calçadão do novo mercado velho, para verem os trabalhos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e aliados na retirada dos chamados "balceiros", que se acumulavam na ponte Juscelino Kubitschek, que liga os Distritos de Rio Branco.
Leia a íntegra do Decreto n0. 282 de 10 de março de 2014
“Altera o Decreto nº 111, de 03 de fevereiro de 2014, que declara situação anormal, caracterizada como situação de emergência nas áreas do município de rio branco afetadas pela ocorrência de inundações”.
O Prefeito do Município de Rio Branco, Estado do Acre, no uso de suas atribuições legais que lhe confere os artigos 58, inciso 87 e 92 caput da Lei Orgânica Municipal e em observância ao art. 2º, inciso III, do Decreto Federal nº. 7257, de 04 de agosto de 2010 e § 2o do art. 3º da Lei 12.340, de 1º de dezembro de 2010;
Considerando que o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu a situação de emergência no Município de Rio Branco, através da Portaria nº 63, de 24 de fevereiro de 2014, publicado no Diário Oficial da União, Seção 1, p. 89, de 25 de fevereiro de 2014, declarada através do Decreto nº 111, de 03 de fevereiro de 2014;
Considerando a evolução do cenário do desastre, bem como o incremento do grau de afetação e criticidade sobre a população atingida;
Considerando que o quantitativo pluviométrico no período de 01.11.2013 até 10.03.2104 já acumula 1.451,4 mm;
Considerando que, a partir do início do período de chuvas mais intensas, as precipitações ocorreram acima da média histórica excedendo em 10% no mês de novembro de 2013; 51% em dezembro de 2013; 39% em janeiro de 2014 e 4% em março (08.03.2014);
Considerado que a cidade de Rio Branco possui o mapeamento das áreas de risco hidrológico e geológico, realizado pela CPRM, por intermédio da elaboração do PMRR (Plano Municipal de Redução de Riscos);
Considerando a vulnerabilidade das pessoas à ocorrência de danos e prejuízos à sua integridade física, à vida e às perdas materiais;
Considerando a necessidade premente de dar continuidade à adoção de medidas de proteção e garantir a segurança global da população que habita essas áreas;
Considerando que a Prefeitura Municipal de Rio Branco já exauriu sua capacidade orçamentário/financeira de arcar com os custos de decorrentes das ações sociais, de socorro e assistência, e, demais despesas, inclusive com aluguéis sociais;
Considerando que o abrigo temporário no Parque de Exposições encontra-se instalado desde o dia 01.02.2014, perfazendo 39 dias de permanência das famílias com ações de assistência social, saúde, segurança alimentar e demais serviços essenciais;
Considerando que o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento de 14m, atingindo o nível de 14,66 às 18h do dia 03.02.2014 (data do Decreto nº 111/2014) e 10.03.2014 atingiu o nível de 16,34 m às 12h;
Considerando o alerta 0217/2014 emitido no dia 04.03.2014, pelo Centro Nacional do Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – CMADEN que indica o risco muito alto de inundação para o município de Rio Branco;
Considerando que já há mais de 6.427 edificações atingidas conforme levantamento realizado pelo Departamento de Gestão da Informação da Prefeitura de Rio Branco;
Considerando que, até às 12h do dia 10.03.2014, já existem 616 famílias, totalizando 2.390 pessoas -, no abrigo público municipal;
DECRETA:
Art. 1° Fica alterado o Art. 1º do Decreto nº 111, de 03 de fevereiro de 2014, que passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 1º. Fica declarada situação anormal, caracterizada como SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA, nas áreas afetadas pela ocorrência de inundações a seguir definidas: Área Urbana – Bairros 06 de Agosto, Santa Teresinha, Ayrton Senna, Adalberto Aragão, Aeroporto Velho, Terminal da Cadeia Velha, Baixada da Habitasa, Base, Conjunto Jardim Tropical (Rua 10 de Junho), Boa União, Glória, Cadeia Velha, Cidade Nova, Palheiral, Bahia Velha, Triângulo Novo, Taquari e Quinze; Área Rural – À jusante da Cidade de Rio Branco: Bagaço, Extrema, Colibri, Limoeiro, Boa Água, Quixadá, Panorama, Vista Alegre, Oriente, Ramal da Judia, Cajazeira, Catuaba, Extrema II, Liberdade, Belo Jardim (Ribeirinho). Área Rural – À montante da Cidade de Rio Branco: Benfica (Ribeirinho), Capatará, Moreno Maia (produtores residentes ao longo do Rio Acre e Caipora), Riozinho, Água Preta, Barro Alto e outros produtores ribeirinhos ao longo do Riozinho do Rôla, Vai se Ver, São Raimundo e Espalha.”
Art. 2° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Rio Branco-Acre, 10 de março de 2014, 126º da República, 112º do Tratado de Petrópolis, 53º do Estado do Acre e 131º do Município de Rio Branco.

Marcus Alexandre
Prefeito de Rio Branco

Cheias do Rio Acre - Mais de 2000 pessoas desabrigadas em Rio Branco

Devido as cheias do Rio Acre, que já marca os 16,26m,  às 9h30,  segunda-feira, 10 de marçoJá ultrapassa o número de duas mil pessoas desabrigadas em Rio Branco. . Lotado, o Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, localizado no 2º Distrito, abriga mais de 500 famílias atingidas pela enchente.
A Prefeitura do Município de Rio Branco informou há pouco que alguns desabrigados deverão ser encaminhados para ao Ginásio Álvaro Dantas, na região do bairro Sobral. Todas estão em áreas de risco.  Cerca de 90 famílias pediram auxilio do Poder Público para fazer a retirada de móveis de residências alagadas. A demanda é muito grande.
Os moradores do bairro Taquari estão revoltados com a falta de barcos e caminhões para retirar seus pertences das casas tomadas pelas águas do Rio Acre. A espera já dura, em alguns casos, desde ontem, domingo. Os moradores passaram todo o dia esperando pela ajuda do Poder Público, que em alguns casos não chegou. Apenas os caminhões do Exército ajudavam na retirada dos móveis.